quinta-feira, 28 de julho de 2011

BRASÃO DA FAMÍLIA DORNELLES

[brasao_dornelles.jpg]

BRASÃO DA FAMÍLIA DORNELLES

Um brasão de armas ou, simplesmente, brasão, na tradição europeia medieval, é um desenho especificamente criado - obedecendo às leis da heráldica - com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, regiões e nações.
O desenho de um brasão é normalmente colocado num suporte em forma de escudo que representa a arma de defesa homónima usada pelos guerreiros medievais. No entanto, o desenho pode ser representado sobre outros suportes, como bandeiras, vestuário, elementos arquitectónicos, mobiliário, objectos pessoais, etc.. Era comum, sobretudo nos séculos XIV e XV, os brasões serem pintados ou cosidos sobre as cotas de malha, o vestuário de protecção usado pelo homens de armas. Por isso, os brasões também são, ocasionalmente, designados por cotas de armas.
Em sentido restrito, o termo brasão refere-se apenas à descrição do desenho inserido no escudo de armas. No entanto, em sentido lato, pode designar-se por brasão a descrição do conjunto das armas, incluindo, além do escudo, os elementos exteriores (coronel, timbre, virol, paquifes, etc.). Por extensão, o termo brasão, passou a aplicar-se não só à descrição, mas, também ao próprio objecto descrito: o escudo ou o conjunto armorial completo.
Não se sabe, com rigor, quando é que esta prática teve início. O campo de estudo dos brasões denomina-se heráldica. Os brasões não eram fornecidos ao acaso para as pessoas. Tiveram as suas origens em actos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros. Era uma maneira de os homenagear e às suas famílias. Com o passar do tempo, como era um ícone de status, passou a ser conferido a famílias nobres no intuito de identificar o grau social delas, assim sendo, somente os heróis ou a nobreza possuíam tal ícone e o poderiam transmitir a seus descendentes

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Santiaguense estréia na TV Globo

A novela O Astro está de volta à TV Globo. Clássica novela de Janete Clair, exibida em 1977, O Astro ganhou remake em formato de minissérie e estreia na Globo dia 12 de julho. Assinada por Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro. Rodrigo Lombardi será o protagonista de O Astro, interpretando o trambiqueiro Herculano, que na versão original era Francisco Cuoco. Na nova versão, Francisco Cuoco terá participação especial como o mestre Ferragus. Rodrigo Lombardi e Carolina Ferraz serão o par romântico de O Astro. Carolina Ferraz vai interpretar Amanda Assumpção, que na versão original era Dina Staf. A nova novela das onze horas tem dois autores convidados e um deles é  TARCÍSIO LARA PUIATI  é um gaúcho de Santiago, que mora a nove anos no Rio de Janeiro. O Santiaguense é autor teatral, roteirista e curta-metragista. Tarcísio Lara Puiati estreia na Globo trabalhando neste remake, Tarcísio já realizou filmes premiados como Homem-Bomba e Garoto de Aluguel, além de ter dirigido e roterizado para o canal GNT a série Mulher Procura. Na semana de estréia da novela O Astro, tambem estréia em Porto Alegre a peça teatral Cara a Tapa de autoria do santiaguense. O texto foi contemplado pelo prêmio Carlos Carvalho / Auxilio-Montagem, promovido pela Coordenação de Artes Ciências da Secretaria Municipal de Cultura. a temporada será no Teatro Renascença e terá entrada Franca.

domingo, 3 de julho de 2011

CONVITE DE ORACY DORNELLES


CONVITE
 LANÇAMENTO DE LIVRO
 
poesia  y  chronica
 
Autor:Oracy Dornelles
Data: 16 de julho de 2011
Hora: 16 h (4 h da tarde)
Local: CASA DO POETA DE SANTIAGO
            Rua Silveira Martins, 1432, Santiago, RS
 
Preço:(10 reais)
Celular para contato: 9103 6869: Oracy
 
SEJA BEM-VINDO!!!
 o livro Terá 120 páginas, com poesias inéditas e muitas crônicas.  A pintura da capa  chama-se "Tio Oracy", feita pelo meu  sobrinho que é desenhista e mora em S. Paulo, e se chama Alexandre Shadeck, (acesse o Google com seu nome para ver suas pinturas). Obrigado, Oracy Dornelles.

Elvis Presley & Frank Sinatra - Love Me Tender

 CONFIRA O ENCONTRO DE  Elvis Presley & Frank Sinatra - Love Me Tender http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=gVfXCYk0xSA