domingo, 25 de setembro de 2011

É VIROSE!!!

Desde sexta feira venho sentindo um terrivel mal estar, dores pelo corpo, vomito, cansaço, quando comento com as pessoas de minha intimidade logo escuto É VIROSE!!! e já indicam um chá para tomar como raiz de carqueja, casca de romã, folhas de pitangueira etc...e este problema é tão comum que as pessoas já sabem que vão escutar a mesma coisa do Médico É VIROSE!!!, muita gente se irrita como o médico, alegando que ele não sabe nada pois não pede nem exame de laboratório! só orienta para cuidar da alimentação e repousar. Hoje domingo, já estou bem melhor!
Na maioria das vezes os sintomas são benignos e desaparecem no período entre 48 e 72 horas


De olho nos sinais
Na maioria das vezes as viroses são benignas e desaparecem no período entre 48 e 72 horas. Porém, em alguns casos, a virose predispõe o organismo a infecções bacterianas. Estas, sim, trazem sérios prejuízos para o organismo. Cerca de 60% das pneumonias causadas por bactérias decorrem de uma gripe ou de outras viroses respiratórias. Ou seja, o indivíduo tem uma infecção viral que debilita o organismo temporariamente, o que se torna uma oportunidade e tanto para uma bactéria se aproveitar da ocasião e causar uma nova infecção. Outros quadros infecciosos que podem acontecer também são: sinusite, amidalite, otite e traqueíte.
Essas mudanças de rumo são mais frequentes em crianças e idosos porque o sistema imunológico em ambos os casos não conseguem responder a altura. “Nos menores porque as defesas ainda não funcionam como deveria. Nos mais velhos porque o próprio desgaste do organismo, somado a eventuais doenças, debilita o sistema de defesa”, explica Branco.
Por isso, é importante nunca descuidar da evolução da doença e comunicar ao médico qualquer sinal de mudança. “Nos problemas respiratórios, por exemplo, as infecções bacterianas apresentam febre mais alta e uma prostração mais acentuada que as provocadas por vírus. Já nas infecções gastrointestinais causadas por bactérias, as fezes podem apresentar muco ou sangue, além de outros sintomas como dores abdominais, diarreia aguda, febre, náusea e vômitos, que também são comuns às viroses”, explica André Nathan, clínico-geral e pneumologista do Hospital Nove de Julho e do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

É POSSÍVEL EVITAR O CONTÁGIO. VEJA COMO Não há garantias contra uma virose intestinal no verão. porém alguns cuidados extras ajudam a diminuir os riscos:
•“A higiene das mãos e dos alimentos são fundamentais para evitar a contaminação”, explica celso granato. os vegetais, como frutas e legumes, devem ser muito bem lavados em uma solução com água filtrada ou fervida e gotas de água sanitária. isso porque eles são um dos principais transmissores de vírus que atacam o sistema digestivo.
•É preciso manter o corpo sempre hidratado para se precaver contra a desidratação. por isso, consuma muito suco de frutas e água de coco, além de água pura, principalmente nos dias muito quentes. mas atenção: cuidado com água de torneira ou de bica da qual não se sabe a procedência. É mais garantido consumir água mineral em garrafas ou copinhos lacrados, de marcas conhecidas.
•Cuidado com alimentos de origem desconhecida vendidos em ruas ou praias. Um lanche natural não é sinônimo de ter sido feito com os cuidados higiênicos adequados.
•Sol, mar, calor, areia e dieta pouco saudável, com muita gordura, por exemplo, são fatores que contribuem, quando em excesso, para um desgaste maior do organismo, abrindo as portas para os ataques de vírus. por isso, aproveite o verão, mas use o bom senso.
•Mais uma vez é bom lembrar que crianças e idosos são mais vulneráveis e, por isso, requerem cuidados especiais. se surgir alguma alteração, esses pacientes devem ser monitorados mais atentamente. também é importante que as vacinas estejam em ordem.
•O controle da febre deve ser feito com atenção, pois temperaturas muito altas ajudam na perda de líquidos pela pele.
•No caso de diarreias, a alimentação deve ser a mais indicada para esses casos. Alimentos como goiaba e maçã diminuem o problema. Já o mamão, o leite e suco de laranja podem piorar o quadro.
•Se depois de tratados com medicações adequadas para a idade, os pacientes com viroses não apresentarem melhoras, é importante voltar ao médico e fazer exames para detectar possíveis infecções.

fonte  http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/70/artigo124616-1.asp:

Nenhum comentário:

Postar um comentário