quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Oracy Dornelles e Cão Pretinho

O santiaguense Oracy Dornelles e seu fiel e famoso amigo, O Cão Pretinho, estarão em historinhas em quadrinhos que serão desenhadas e contadas pelo tambem santiaguense Neltair Abreu o cartunista Santiago.  Vamos aguardar mais este presente de dois incríveis desenhistas, Oracy como personagem e Neltair como criador. Segue parte do e-mail enviado pelo Santiago. ( Amigo Ora


Estou aqui esboçando um roteiro com a historinha em quadrinhos onde tu és meu personagem-
quero começar contando a enorme admiração q eu tinha quando era bem guri e te via de boina de artista ( e me parece q usavas um lenço de seda embaixo da camisa),
carregavas material de desnho e pintura e aquilo me fascinava, eu pensava : quero ser pintor!!
tens fotos dessa epoca??

não cheguei a ver mas contam q tu declamava no banco da praça poesias engajadas ( meio socialistas), ao estilo dos romanticos com causa. (tens foto?)

lembro dos slides q passavs no cine imperial e no neno, c publicidade do comercio- achava incrivel q alguem pudesse desenhar com pincel numa espaço tao reduzido como um acetato de slide.

lembro de uma exposiçõ no ponche verd onde me chamou a atençaõ um retrato do beethoven , menino, jovem e velho, conforme a distancia q se olhava.

depois a expo c microscopios - pinturas em cabeça de alfinete, pau de fosforo e grao de arroz e soja.
lembro q foi exposta no mata borrao aqui em POA.

houve tambem uma expo no ponche v. com autoretratos  das tuas vidas passadas... )
Neltair
Oracy Dornelles e Neltair Abreu ( cartunista Santiago )

 

 cão pretinho numa performace de Oracy, confira o video na http://www.youtube.com/watch?v=yW5L5AcDlSkNeltair Abreu o Santiago,
É ganhador de vários prêmios nacionais e internacionais. Recebeu cinco prêmios no Concurso Anual de Cartuns do jornal japonês Yomiuri Shimbun, um deles, em 1989, o cobiçado Grand Prix, o prêmio máximo de onze mil dólares.
Ganhou dez vezes o prêmio ARI da Associação Rio-grandense de Imprensa para a melhor charge editorial. No Salão Internacional de Humor de Piracicaba foi premiado cinco vezes, até ser escolhido "presidente de honra", em 1991.
Em 1988 a agência de notícias Sofia Press, da Bulgária, lhe concedeu o primeiro lugar no concurso pacifista Guerra à Guerra. Recebeu ainda alguns troféus em salões do Canadá, Alemanha e Turquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário